Seguidores

terça-feira, março 31, 2009

É ÉTICO, MORAL E LEGAL? - Ô POVO CHATO!


É ÉTICO, MORAL E LEGAL? - Ô POVO CHATO!

Nossas atitudes sempre devem ser politicamente corretas, certinhas e dentro de um padrão estritamente de acordo com a cultura de nosso povo e de nossa região. E, quando alguém extrapola, apenas um pouco, é logo considerado meio louco, irresponsável... Enfim, uma pessoa não muito confiável.

A capacidade e a qualidade de se ser espontâneo, autentico, feliz é sempre ridicularizada e criticada impiedosamente.

- Fico furiosa e muito indignada com atitudes assim.

Hoje, no trajeto casa x trabalho, fiquei presa num engarrafamento daqueles! Sem esquentar – nunca esquento no trânsito – relaxei e “tasquei” o “reggae” de Armandinho no som do carro, o qual juro aprender a tocar e a cantar.

No ritmo da música fiquei “debreando e freando” numa boa. De repente, o trânsito parou. Na faixa do lado uma “garota” de uns 60 anos fez sinal para que eu abaixasse o vidro do carro para que ela pudesse ouvir a música também.

- Imediatamente atendi ao seu pedido.

Como o reggae já estava no final, voltei à faixa para o começo e aumentei o volume. Ela não teve dúvida. Desceu do carro e em plena avenida beira mar, começou a dançar.


- Ah! Que coisa mais bonita de se vê!

Na outra faixa um “velho, chato e rabugento”, de uns 25 anos, começou a xingar; os motoristas impacientes começaram a buzinar – odeio buzina – e como o trânsito não fluía, resolvi me divertir com a inusitada situação em que eu me encontrava.


A essa alturas a “garota” pedia bis. Imediatamente atendi - claro! Neste momento alguém gritou para mim: “não dá corda a essa doida, desliga essa m.!”

- Acho que tenho imã, só pode ser!

Por que essas coisas acontecem comigo?!

- Cegueeeeiiii!

Aumentei o volume do som e desci do carro com tudo. Pus-me a dançar com ela e só não tirei os saltos por conta do asfalto quente.

O “velho” de 25 anos quase enfartou de tanta raiva. Quanto ao resto; eu não sei contar. Sei que, neste momento, não existia naquela avenida e naquele engarrafamento, num calor de mais de 35 graus, alguém mais feliz que ela e eu.

- Mais que povo chato!


**********


Nota de esclarecimento: quando componho uma poesia, viajo que nem balão. Entretanto, minhas crônicas, são absolutamente fatos reais vivenciados por mim ou por pessoa de meu conhecimento. Posso aumentar um pouco, é natural para "colorir" o texto. Contudo, não invento. Não escrevo "CONTOS".


**********


Publicado no Recanto das Letras em 31/03/2009Código do texto: T1515419